De graça!!

O Fio de Ariadne — Como Encontrar Saída no Labirinto da Ansiedade Moderna

Tseu e o Minotauro - Étienne-Jules Ramey (1796 - 1852)

Liberei hoje para vocês uma das newsletters que estão dentro, somente, da assinatura paga da Psicodrops.

Aproveitem para conhecer um pouco mais do nosso trabalho dentro da “Jornada de reencontro”.

Na ilha de Creta, em tempos remotos, o engenhoso Dédalo construiu um labirinto intrincado para aprisionar o Minotauro, criatura monstruosa, metade homem, metade touro. A cada ano, Atenas enviava jovens como tributo, destinados a se perderem nos corredores labirínticos e servirem de alimento ao monstro. Teseu, um herói ateniense, indignado com esse destino cruel, voluntariou-se para matar o Minotauro e libertar seu povo.

Ao chegar a Creta, despertou a paixão de Ariadne, filha do rei Minos. Movida pela admiração e pressentindo o perigo, Ariadne ofereceu a Teseu um novelo de fio mágico, instruindo-o a amarrar uma ponta na entrada do labirinto e desenrolá-lo à medida que avançasse. Após um confronto épico, Teseu derrotou o Minotauro e, seguindo o fio de Ariadne, escapou do labirinto, tornando-se um símbolo de coragem e libertação.

Hoje, a ansiedade pode parecer um labirinto igualmente assustador. Corredores mentais infinitos, becos sem saída de preocupações, e o Minotauro da angústia espreitando a cada esquina. A ansiedade nos aprisiona em ciclos de pensamentos obsessivos, medos irracionais e sintomas físicos debilitantes.

Assim como Teseu enfrentou o labirinto físico, nós também nos deparamos com labirintos internos, emaranhados de pensamentos, emoções e crenças que nos aprisionam. A ansiedade, com suas múltiplas faces, pode se manifestar como um desses labirintos, obscurecendo a clareza, roubando a paz e nos distanciando de nosso verdadeiro eu. No entanto, tal qual o fio de Ariadne guiou Teseu, dispomos de ferramentas e sabedorias ancestrais para trilhar o caminho de volta à serenidade. Nesta 1ª edição da newsletter premium de Autoconhecimento, exploraremos como a psicologia, a filosofia e a antropologia se unem para iluminar os corredores da ansiedade, oferecendo um guia prático para reencontrar a liberdade interior e desvendar os mistérios do seu próprio labirinto.

🧠Aula → Como sair do labirinto da Ansiedade

💭Pergunta Simbólica da Semana

Se o seu “Minotauro” pudesse falar, qual seria a mensagem mais importante que ele gostaria de te transmitir?

🔬Desafio da Semana

Guia Prático para navegar na ansiedade2.58 MB • PDF Arquivo

Frase Da Semana

Aprendi que a coragem não é a ausência do medo, mas o triunfo sobre ele. O homem corajoso não é aquele que não sente medo, mas o que conquista esse medo

- Nelson Mandela

Sugestão de Documentário/Filme

"Stutz" (Netflix).

Este documentário acompanha o renomado psiquiatra Phil Stutz em suas sessões com pacientes, incluindo o próprio Jonah Hill, que dirige o filme. Stutz compartilha ferramentas e técnicas inovadoras para lidar com desafios mentais, incluindo a ansiedade, de forma prática e acessível. O filme é honesto, emocionante e oferece insights valiosos sobre a jornada de autoconhecimento e a busca por bem-estar emocional. Além disso, por ser um documentário, alinha-se melhor com a proposta da newsletter de oferecer conteúdo informativo e educativo.

Indicação de Leitura

O Corpo Fala, de Pierre Weil e Roland Tompakow. Um livro que explora a linguagem do corpo e como as emoções se manifestam fisicamente, o que pode ajudar a entender melhor a ansiedade.

Assine a Jornada de reencontro e receba toda semana

Conclusão

Guarde este guia como um mapa para os seus momentos de labirinto. Releia-o sempre que a ansiedade te aprisionar e lembre-se: você tem a força, a sabedoria e o 'Fio de Ariadne' para encontrar a saída.

Até semana que vem🧠

Deixe seu feedback

Referências para complementar

  • BECK, J. S. Terapia Cognitivo-Comportamental: Teoria e Prática. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013.

  • DAVID. The “Spiritual Labyrinth” – Icons and Their Interpretation. ICONS AND THEIR INTERPRETATION, 31 ago. 2023.

  • JUNG, C. G. O Homem e Seus Símbolos. Rio de Janeiro: HarperCollins, 2015.

  • KIERKEGAARD, S. O Conceito de Angústia. São Paulo: Editora Unesp, 2010.

  • SOUZA, Bruno. Vivência Labirinto Hopi O Caminho Sagrado. [S. l.], 2011.

  • WEIL, P.; TOMPAKOW, R. O Corpo Fala: A Linguagem Silenciosa da Comunicação Não-Verbal. 62. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.